O que é compliance empresarial e qual a sua importância?

 O que é compliance empresarial e qual a sua importância?

Compliance empresarial é quando a governança corporativa atende as diretrizes e especificações estabelecidas por leis e órgãos reguladores. Independentemente do setor, ela não deve ser negligenciada. 

As violações de compliance empresarial podem resultar em multas, penalidades, ações judiciais, perda de reputação e muito mais danos. No entanto, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como esta medida é essencial para os negócios. 

Neste material, vamos esclarecer como a implementação de compliance na gestão empresarial oferece vantagens, reduz custos e elimina riscos nas organizações. Acompanhe.

O que significa compliance nas empresas?

Como frisado antes, na gestão empresarial, a conformidade corporativa é o processo que garante que a empresa e seus funcionários sigam todas as leis, regulamentos, padrões e práticas que se aplicam ao setor.

Por exemplo, estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) significa adotar programas e mecanismos para proteger as informações pessoais dos clientes, funcionários e parceiros, conforme a legislação estabelece. 

Contudo, há diversas leis e códigos de conduta para cada setor e a conformidade corporativa abrange políticas e procedimentos internos e externos. Em síntese, trata-se de um processo contínuo e atualizá-lo sempre ajuda a prevenir violações de regras e evitar multas.

Confira os benefícios da conformidade na governança corporativa: 

  • Evita possíveis multas, sanções, greves trabalhistas, ações judiciais ou fechamento de empresas.
  • Eleva a segurança do trabalho e ajuda a evitar acidentes, incêndios ou evacuações de edifícios que podem resultar em tempo de inatividade.
  • Garante mais confiança entre os clientes e aumenta a vantagem competitiva.
  • Diminui a rotatividade de pessoal (turnover).
  • Aumenta a produtividade e uma cultura saudável na empresa.

O objetivo do compliance empresarial é simples: proteger os negócios. O programa de conformidade precisa ser integrado a todo o ecossistema da empresa, desde a gestão de políticas internas e externas até o treinamento da equipe. 

Desse modo, a empresa assegura que todos os setores e colaboradores trabalhem de forma coletiva para atender os padrões, além de eliminar riscos de violações. Por isso, é essencial implementar a conformidade na gestão empresarial de modo eficaz. 

Como implementar compliance nas empresas?

À medida que as empresas evoluem seus serviços operacionais e comerciais, também mudam as formas de aplicar a conformidade na governança corporativa. Por isso, é essencial estar atento a alguns fatores essenciais para implementá-la. Confira os 6 principais: 

1. Determinar os objetivos 

Para criar uma estratégia de conformidade eficaz, é necessário estabelecer o objetivo final. O caminho mais adequado para alcançá-lo é conscientizar os funcionários sobre os regulamentos e/ou alocar recursos para atender determinada lei ou regulamento. 

2. Identificar as leis e regulamentos que se aplicam ao negócio 

Pode parecer uma tarefa simples, mas é mais complicado do que parece. Isso porque departamentos jurídicos de empresas pequenas ou médias podem ter seus recursos sobrecarregados. O caminho recomendado é investir em tempo para identificar e organizar minuciosamente todos os regulamentos relevantes que afetam a empresa e atribuir a um(a) advogado(a) a tarefa recorrente de monitorar as mudanças nas leis.

3. Criar procedimentos claros 

Este é um dos fatores mais importantes para gestão empresarial quando se trata de compliance, porque as empresas devem criar regras claras para manter cada departamento dentro dos padrões. É importante lembrar que a colaboração entre os setores é essencial para que todos compreendam as medidas propostas e como elas afetam a operação. 

4. Treinamento e conscientização

Depois de estabelecer políticas e procedimentos, é necessário criar um programa de treinamento eficaz para os funcionários, com atividades hipotéticas e práticas para garantir que todos entendam a importância da conformidade. E treinar as equipes de forma eficaz, pois o sucesso de sua estratégia de compliance depende delas.

5. Planejar auditorias internas e buscar violações 

Este procedimento ajuda a garantir que as políticas e procedimentos, além do programa de treinamento, estejam funcionando bem em toda a empresa. Além disso, a auditoria interna é uma prática que funciona como revisão dos objetivos e das políticas estabelecidas, bem como permite uma análise de funcionários e departamentos.

6. Proteger e organizar dados pessoais

Como os dados estão no centro de muitas regulamentações, como as normas da LGPD, é imprescindível mapeá-los e organizá-los. Este mapeamento consiste em identificar quem são os dados e como são coletados, armazenados, utilizados e compartilhados na empresa. 

Esses são passos básicos para implementar compliance empresarial em uma empresa. O ponto principal deste material é que , por meio da conformidade, as organizações podem reduzir custos e despesas, além de aumentar a produtividade operacional e evitar multas. 

Conclusão 

O cumprimento das regulamentações e a transparência dos processos garantem mais confiança e credibilidade no mercado. Ou seja, implementar o compliance empresarial e adotar boas práticas na organização evita problemas com a lei, gera melhores resultados e cria um ambiente mais saudável e confiável para todos.

Ainda tem dúvidas sobre como implementar compliance na sua empresa? Fale com a gente. 

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