O que é democracia?
Saiba por que cidadania e democracia devem caminhar juntas.
De origem grega, a palavra democracia pode ser etimologicamente dividida da seguinte forma: demos (povo), kratos (poder). A democracia é a prática política de dissolução do poder e das decisões políticas em meio aos cidadãos. No decorrer deste conteúdo, vamos entender mais sobre o regime democrático – tão comentado na sociedade. Acompanhe!
O que é democracia?
Foram os gregos antigos que criaram a ideia de cidadania, dando direito ao cidadão de participar da política da cidade, ou seja, possibilitar a democracia na política. Desta forma, a democracia grega era restrita a essa ideia, mas começou a mudar a partir da Revolução Francesa e do iluminismo moderno. Por meio do republicanismo, a participação política de todas as classes sociais começou a ser defendida.
O direito das mulheres
Ainda que os avanços políticos comecem a ser conquistados, as mulheres não tinham acesso a qualquer tipo de participação democrática ativa nos países republicanos e isso só foi notado com a explosão do movimento feminista das sufragistas, liberando o voto das mulheres pela primeira vez na história, em 1893. Com isso elas começaram a entender o poder democrático.
Como a democracia se divide?
A democracia no Brasil pode ser direta, participativa e representativa. Veja abaixo o que significa a democracia e a diferença entre elas:
- Democracia direta: não havia eleições de representantes, mas, sim, de um corpo de cidadãos que legislava. Como funcionava: os cidadãos reuniam-se na ágora, um local público que abrigava as assembleias legislativas. Lá, eram criadas, debatidas e alteradas as leis atenienses, ou seja, cada cidadão podia votar na proposta de lei de outro.
- Democracia participativa: esta não é nem direta e nem indireta. Este tipo de democracia mescla elementos de uma e de outra. Há eleições que escolhem e nomeiam membros do Executivo e do Legislativo, mas as decisões são tomadas somente por meio da participação e da autorização popular.
- Democracia representativa: é mais comum entre os países republicanos do mundo contemporâneo. Isso porque há vastos territórios e muitos cidadãos, ou seja, diante deste cenário, é impossível pensar em uma democracia direta como era na Grécia.
Esse tipo de democracia estabelece um Estado Democrático de Direito. De acordo com matéria publicada pelo Brasil Escola, “nessas organizações políticas, todo cidadão é considerado igual perante a lei e todo ser humano é considerado cidadão. Não pode haver desrespeito à Constituição, que é a carta maior de direitos e deveres do país, e os cidadãos elegem representantes que vão legislar e governar em seu nome, sendo representantes do poder popular nos poderes Executivo e Legislativo.”
Democracia vs cidadania
A cidadania é expressa pelo voto. Sendo assim, pela escolha dos cidadãos, que são responsáveis por manter a democracia participativa. E não há como falar em democracia e cidadania sem abordar a ética, que determina os valores necessários para o bom desempenho das funções estabelecidas, tanto para o poder público quanto para os cidadãos, ao exercerem seus votos, de forma justa e correta.
Como exercer a cidadania? Cidadão é a pessoa vinculada ao Estado. Ela tem seus direitos e deveres na esfera civil e política, podendo votar e ser votado. O cidadão é parte de uma sociedade que deve ter o direito da democracia, ou seja, participar das decisões do Estado.
Mas, para tanto, é importante pensar como um todo, pois quando participamos dessas decisões de forma consciente, quando buscamos informações prévias e agimos com ética, isso, sim, é fazer parte de uma sociedade ativa, que acredita e luta por seus direitos e por um Estado com mais dignidade.
Ficou alguma dúvida? Fale com a gente e acompanhe nossas interações por aqui!