Símbolo de ESG

ESG: entenda a sua importância para as empresas e a sociedade

ESG: uma sigla muito comentada nos dias de hoje. Vamos, então, destrinchá-la para que você entenda o que é ESG e a sua importância para as empresas e a sociedade. Vinda do inglês “Environmental, Social and Governance”, que significa “Ambiental, Social e Governança”, ela diz respeito a um conjunto de critérios que avaliam o desempenho de uma empresa ou organização em termos de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.

O termo surgiu em 2004 em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Who Care Wins, que continha uma série de recomendações para que as empresas pudessem integrar medidas de melhorias nestas três áreas.

Os pilares do ESG

Ambiental 

Refere-se às práticas e políticas relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade e ao uso eficiente dos recursos naturais. Isso envolve, por exemplo, a redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso de energias renováveis, a gestão adequada de resíduos, a conservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas.

Social 

Diz respeito às políticas e ações relacionadas às questões sociais, como o impacto da empresa nas comunidades locais, a promoção da diversidade e inclusão, o respeito aos direitos humanos, a segurança e saúde ocupacional e qualidade de vida dos(as) colaboradores(as), as relações com fornecedores e clientes, entre outros aspectos.

Governança

Relaciona-se às estruturas e práticas de governança corporativa adotadas pela empresa. Isso inclui a transparência e divulgação de informações financeiras, prestação de contas, independência dos conselhos de administração, ética nos negócios, combate à corrupção, gestão de riscos e tomada de decisões responsável.

Os objetivos e as vantagens para as empresas

O grande objetivo do ESG é, no final das contas, trazer benefícios tanto para as empresas como para a sociedade, proporcionando uma abordagem mais sustentável e responsável para os negócios. Veja, a seguir, algumas das vantagens do ESG para as empresas:

  • Melhoria da reputação e da imagem perante investidores, clientes, fornecedores e funcionários(as);
  • Aumento da competitividade e da inovação, uma vez que as empresas que o adotam buscam soluções sustentáveis e eficientes para os seus negócios;
  • Redução de custos e de riscos operacionais, ambientais, sociais e regulatórios, pois essas empresas aderem às boas práticas de gestão e de governança, além de respeitar as leis e os direitos humanos;
  • Atração e retenção de talentos, já que as organizações que se preocupam com o ESG oferecem um ambiente de trabalho mais saudável, diverso, inclusivo e motivador para a sua equipe;
  • Acesso a novos mercados e a novas oportunidades de negócios, pois essas instituições estão alinhadas com as demandas e expectativas da sociedade atual, que valoriza cada vez mais as questões ambientais, sociais e éticas.

Além disso, os(as) investidores(as) estão mais focados nas empresas que adotam práticas de ESG, acreditando que isso possa resultar em melhores retornos financeiros a longo prazo.

O cenário de investimentos em ESG no Brasil

No Brasil, o cenário de investimentos em ESG ainda está em desenvolvimento, mas tem mostrado um avanço significativo nos últimos anos. Alguns fatores que têm impulsionado esse movimento são:

– A maior conscientização dos investidores sobre os riscos e oportunidades relacionados ao ESG;

– A maior demanda por transparência e responsabilidade das empresas sobre seus impactos socioambientais;

– A maior regulação e fiscalização do mercado financeiro sobre essas práticas nas empresas;

– A maior oferta e diversificação de produtos financeiros com esse foco.

No entanto, ainda há desafios a serem superados, para que o Brasil se consolide como um mercado de referência em ESG na América Latina. Podemos citar:

– A falta de padronização e harmonização dos conceitos e indicadores;

– A dificuldade de acesso e qualidade das informações e dados sobre ESG das empresas;

– A necessidade de capacitação e educação financeira dos investidores a este respeito;

Melhor alinhamento entre as políticas públicas e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O cenário deste tipo de investimento no Brasil é promissor, mas ainda requer mais maturidade e engajamento das diversas partes envolvidas. Os investidores que buscam aplicar seus recursos em empresas que geram valor não apenas financeiro, mas também social e ambiental, devem estar atentos às tendências e oportunidades desse mercado em crescimento.

Como saber se uma empresa é ESG?

Uma forma de avaliar se uma companhia adere ao padrão é verificar se ela possui certificações que comprovem as suas práticas ambientais, sociais e de governança. Por exemplo, o selo B Corp é concedido a empresas que demonstram alto impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Outro exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que reúne as companhias mais sustentáveis do mercado brasileiro.

Além disso, é importante analisar os relatórios de sustentabilidade das organizações, que são documentos que divulgam as ações, os seus resultados e compromissos em relação aos temas da prática. Eles podem seguir padrões internacionais, como o Global Reporting Initiative (GRI) ou o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), que facilitam a comparação entre diferentes empresas.

Por fim, também é possível consultar plataformas ou agências especializadas em avaliar o desempenho ESG das empresas, como a Sustainalytics, a MSCI ou a ISS ESG. Essas instituições atribuem notas ou ratings às empresas com base em critérios e metodologias próprias, que podem variar de acordo com o setor de atuação, o porte e a região geográfica das organizações.

Portanto, para saber se uma companhia é ESG, é preciso considerar diversos fatores e fontes de informação, que podem oferecer diferentes perspectivas sobre o tema. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e crítica sobre as práticas e os impactos das empresas na sociedade e no planeta.

E antes de investir em fundos ESG, o que é preciso saber?

Para finalizar este artigo, confira as dicas a seguir para ter mais segurança ao investir nesses fundos.

Veja se ela segue o conceito na prática

Por exemplo, uma empresa que adota medidas para reduzir suas emissões de carbono, respeita os direitos humanos e tem uma gestão transparente e ética pode ser considerada uma empresa ESG.

Conheça os seus tipos

Existem diferentes tipos desses fundos, que podem variar de acordo com o grau de exigência dos critérios, o tipo de ativo que compõe a carteira, o setor de atuação das empresas investidas e o perfil de risco e retorno. Alguns exemplos são: 

  • Fundos de ações, que investem em ações de empresas ESG;
  • Fundos de renda fixa, que investem em títulos públicos ou privados emitidos por empresas ou entidades ESG;
  • Fundos temáticos, que aplicam em setores específicos relacionados à sustentabilidade, como energia renovável, água ou educação;
  • Fundos multimercado, que combinam diferentes tipos de ativos em sua carteira.

Analise o histórico e a reputação do(a) seu(sua) gestor(a)

Antes de investir em um fundo ESG, é importante verificar quem é o(a) gestor(a), qual é a sua experiência e qualificação no mercado financeiro e como ele(a) aplica os critérios da prática na seleção dos ativos. Também é recomendável consultar o regulamento, o prospecto e os relatórios periódicos para entender melhor a estratégia, a política de investimento, os custos, os riscos e o desempenho do fundo.

Compare com outros fundos similares

Para avaliar se um fundo ESG vale a pena, é preciso compará-lo com outros que tenham características semelhantes, como o mesmo tipo de ativo, o mesmo setor, o mesmo prazo e o mesmo nível de risco. Assim, é possível verificar se ele oferece uma rentabilidade compatível ou superior aos demais, além de contribuir para a sustentabilidade.

Diversifique a sua carteira

Como em qualquer tipo de investimento, é importante diversificar a sua carteira para reduzir os riscos e aumentar as chances de obter bons resultados. Portanto, não invista todo o seu dinheiro em um único fundo ESG ou em um único tipo de ativo. Busque combinar diferentes produtos com outros tipos de investimentos que se adequem ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros.

Bosquê: assessoria jurídica pronta para atendê-lo(a)

O ESG é um tema que não para de crescer e trazer novidades. Na Bosquê, estamos sempre de olho em todas elas e prontas para fornecer a assessoria que você e a sua empresa precisam!

Contate-nos, pois será uma satisfação recebê-lo(a).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *